O olhar de uma professora

A minha visão

O projeto UCA surgiu nesta escola em 2007 na turma da 4ª série A por ser esta a menor turma da escola, correspondendo ao quantitativo de equipamentos que iríamos receber. Esta turma tinha no momento 25 alunos sendo que cinco deles, portadores de necessidades especiais.
A preocupação inicial da professora foi com os limitados conhecimentos e habilidades da mesma em relação ao uso da tecnologia. Isto acabou sendo minimizado ao longo das capacitações oferecidas pelo NTE e pela empresa doadora do equipamento, A Encore do Brasil. Contamos com a colaboração de monitores e de um estagiário contratado pela empresa para nos ajudar no desenvolvimento do projeto na escola.
Como pré-piloto, não se tinha uma idéia de como inserir tal ferramenta dentro da sala de aula. Conversando em sala, sobre o projeto, as propostas, o fato de sermos alvo de um experimento e de que estaríamos aprendendo enquanto fazíamos; fez com que a expectativa aumentasse, pois o projeto seria estendido às demais turmas, fazendo com que os alunos se sentissem extremamente motivados.
Várias situações ficaram registradas, como exemplo o horário do lanche; alunos que repetiam duas, três vezes... no dia da apresentação e manuseio do Mobilis, sequer se deram conta do Horário do Lanche. Chamados a pararem os alunos exclamavam: “ETA! Até a fome acabou!”
Buscamos uma abordagem interdisciplinar, implementou-se, em sala de aula, uma pesquisa na internet, o uso do ditado, e formação de blogs.
Observou-se grande abertura ao novo, mesmo os alunos que não tinha o conhecimento para usar um computador ficaram ávidos por utilizá-los. A busca por ajuda para se dominar o equipamento gerou uma união dentro de sala. Ricas situações de se por no lugar do outro, de ajudar a máquina do outro funcionar, a inserir o colega que tinha dificuldades, em um mundo digital.
Profª Fátima

Comentários

Unknown disse…
Olá professora Adriana Moura. Fico feliz em ver que mesmo como o aparente congelamento do projeto UCA as escolas do teste piloto estão utilizando os equipamentos.
Sou aluno do Mestrado em Educação da Católica de Brasília e gostaria de conhecer de perto o seu trabalho.
Por favor, entre em contato comigo.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá, professora Adriana!

Meu nome é Cláudia Simone e sou educadora da rede estadual de ensino do Maranhão.
O projeto UCA será implantado aqui este ano, e gostaria muito de saber como foi sua experiência em sala de aula, de que forma foi desenvolvida a proposta metodológica, quais os pontos positivos e aqueles que precisam ser redimensionados etc.
Por favor, envie para o meu e-mail um relato de experiência para que eu possa compartilhá-lo com o grupo que irá implantar o projeto!
Certe de contar com seu apoio e colaboração, desde já, agradeço-lhe.
Meu e-mail é claudiasimonec@gmail.com
Boa noite, profª Adriana

Assim, como o colega, também fico feliz em saber que o trabalho de vocês continua.
E também como ele, sou aluna de Mestrado em Educação, mas da Estadual de Santa Catarina.
Gostaria muito de ter contato com vocês, e saber mais sobre as atividades para 2009.
Um grande abraço, e peço "também" que entre em contato.

Postagens mais visitadas