O seminário


Olá pessoal,

Hoje todas as escolas do Programa UCA se reuniram em um seminário, na Universidade de Brasília, como um dos momentos de finalização do curso de formação do Programa UCA DF.

A proposta do seminário foi da integração das ações desenvolvidas nas seis escolas durante essa formação, bem como apresentação de novas propostas. É a concretização do PROGITEC- Projeto de Gestão Integrada das Tecnologias.

Estavam presentes membros de vários segmentos (UNB, GDF, MEC), tais como:

Ø UNB: Profº Lúcio Teles, Profª Carmelise, Profº Luiz Fernando e formadores do curso;

Ø SEEDF: Profº Osmar Nilo Neto e Profº João Rocha;

Ø Equipe de Formação Nacional do UCA: Profº Simão Pedro Marinho.

Ø Integrantes de todas as escolas ( professores, gestores e alunos)

Ø Equipes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais – NTE;

Ø CIED: Profª Kalina

A apresentação do PROGITEC teve início com a CEF 01 da Vila Planalto, nossa primeira escola no projeto, sua vivência é de grande importância, pois pode nos guiar evitando erros na implementação em outras instituições de ensino.

Logo após veio a EC 10 de Ceilândia, escola acompanhada por mim, como multiplicadora do NTE Ceilândia. A coordenadora da escola, Profª Cláudia foi sucinta na explanação, mas bastante objetiva. Para finalizar, foi apresentado um filme com alguns relatos da comunidade escolar sobre esse programa.

Terceira escola, CEF Piripirau fez sua apresentação, contextualizou as ações e o projeto dentro da sua realidade local e deixou seu protesto pela falta do coordenador.

A Escola Classe 01 do Guará veio logo após, por ser uma escola que já tinha as tecnologias no âmbito escolar, ressalvo que a apresentação da escola retrata bem essa realidade. Parabéns toda a equipe escolar! Senti saudades do grupo.

A Escola Classe 10 de Sobradinho mostrou a necessidade do Programa pois nem todos possuem acesso desse recurso fora da escola, e os que tem , usam apenas para brincar, jogar.

Para fechamento do momento das apresentações, a Escola Classe 102 do Recanto das Emas apresentou sua grande caminhada , pois desde o início da chegada dos equipamentos eles os utilizaram, de forma criativa. Diante dessas experiências foi apresentado o REUCANTO.

Gostaria de registrar meus parabéns a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização desse momento, mas principalmente pelo empenho e pela abertura nas inovações no ensino-aprendizagem.

Adriana Moura

Comentários

Marcela Dâmaris disse…
Ola, Adriana!
Estamos discutindo a possibilidade de implantar o PROUCA em Pouso Alegre/MG.
Ainda tenho muitas dúvidas quanto ao armazenamento (local onde guardar)e a melhor forma de recarregar esses notes. Vocês poderiam me informar quais procedimentos vocês adotaram a respeito disso?
Atenciosamente,
Marcela Dâmaris
Wendell disse…
Olá Adriana,

Sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e ministro a disciplina de Informática na Educação.
Gostaria de realizar uma visita técnica com meus alunos para mostrar como funciona o projeto UCA na prática.
Como podemos viabilizar isso?

Postagens mais visitadas